quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Baiano preso na Inglaterra garante que é inocente


Baiano preso na Inglaterra garante que é inocente

Atualmente há em torno de 3 mil brasileiros presos no Exterior, de acordo com levantamento do Ministério das Relações Exteriores do país. Nessa estatística entra o caso do baiano Alexandre Souza Silva, preso desde março de 2010 na Inglaterra. Após a interferência direta da senadora Lídice da Mata e dos deputados federais Jean Willys e Geraldo Simões, todos da Bahia, o Itamaraty está dando uma atenção prioritária ao caso de Alexandre Souza Silva, de 45 anos, cuja família reside em Porto Seguro.

Acusado inicialmente por tráfico de drogas, Alexandre conseguiu provar sua inocência, mas acabou sendo condenado a 15 anos por conspiração. Posteriormente, ele conseguiu uma redução da pena para 11 anos. Alexandre mora há 22 anos em Londres, onde trabalhava, até ser preso, como comissário de bordo da British Airways. Antes, trabalhou como faxineiro, garçom e cuidador de animais.

Para a professora Sonali Souza Silva, irmã de Alexandre, a prisão dele foi motivada por preconceito. Ela também aponta diversos erros na condução do caso, tanto por parte da polícia quando do juiz Peter Clarke, responsável pelo julgamento. “As provas coletadas na casa de Alexandre, e que comprovam a inocência dele, desapareceram”, diz Sonali. Ela destaca a coragem da senadora Lídice da Mata em entrar no caso para ajudar a defender um brasileiro pobre preso no exterior. A senadora pediu, em regime de urgência, informações ao Ministério das Relações Exteriores relativas Alexandre, o que foi prontamente atendida. No documento, o Itamaraty reforma a inocência do baiano. A família acredita que Alexandre está sendo vítima de preconceito, por ser brasileiro e negro.

A visibilidade que o caso vem obtendo junto ao Congresso e ao governo federal só foi possível graças ao empenho da família de Alexandre, especialmente da irmã e da mãe, dona Ivone. Desde que ele foi preso, Sonali vem coletando assinaturas em um abaixo-assinado que já conta, atualmente, com mais de 20 mil adesões. Ela garante que sua principal luta é para que o irmão tenha um julgamento justo, de preferência na Corte Europeia dos Direitos Humanos. “Mas para isso é preciso que antes se esgotem todos os recursos legais na Inglaterra”, explicou.

A próxima edição impressa do Jornal O Povo publicará uma entrevista exclusiva feita, por e-mail, com Alexandre Silva, na qual ele conta detalhes do momento de sua prisão, critica os erros da Polícia e da Justiça britânica e reitera a esperança de conseguir provar sua inocência.

Por Bárbara Matau

Nenhum comentário:

Postar um comentário